top of page

MINICURSOS
Atenção: Para participar dos minicursos é necessário estar inscrito ao evento

MINICURSO 1 - PERFIL DE AMBIENTES COSTEIROS

(praia, costões rochosos e manguezais)

4 de setembro de 2023 das 9:00 às 17:00

Expositivo de métodos de amostragem e conceitos de Ambientes Bentônicos e Costeiros.

O minicurso será realizado em uma saída de campo especial, para Itanhaém-SP e Praia Grande-SP. Os palestrantes explicarão aos participantes, de forma expositiva, os métodos de amostragem e conceitos dos Ambientes Costeiros. Os perfis de praia e costão rochoso serão realizados na cidade de Itanhaém, enquanto o ambiente de manguezal será explicado na região do Portinho na cidade de Praia Grande.

Ivan_edited.jpg
Xulala_edited_edited.jpg
Vilano_edited_edited.jpg

MINICURSO 2 - INSTITUTO BIOPESCA: 

conhecendo sua atuação

4 de setembro de 2023 das 9:00 às 17:00

Reconhecer os desafios e a importância do Instituto Biopesca para a conservação.

O instituto Biopesca é uma ONG criada em 1998, no município da Praia Grande, com o intuito de promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção a partir de pesquisa e ações de educação ambiental. O instituto é responsável pela realização de monitoramento de praias na Bacia de Santos. O Instituto tem como importante projeto o "Pescador Amigo", onde há uma parceria com pescadores regionais à fim de sensibilizar e ampliar os conhecimentos em relação à interação dos animais marinhos não-alvo com a pesca, dessa forma trazendo também informações muito importantes para o monitoramento.

bertozzi_edited.jpg

MINICURSO 3 - PLÂNCTON MARINHO COMO INDICADOR DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Demonstrar a relação dos organismos planctônicos com os fatores ambientais.

O plâncton é considerado o elo fundamental na cadeia trófica de ecossistemas marinhos e estuarinos. Além disso, certas espécies são tolerantes ou sensíveis às mudanças ambientais. Dessa forma, o minicurso contará com uma explanação geral (sensoriamento remoto, organização do material e criação de um grupo no WhatsApp), seguido de uma coleta onde serão demonstrados os métodos de coleta para o plâncton em região estuarina (São Vicente) e consequente análise destas amostras, caracterizando a comunidade planctônica em termos de riqueza, abundância e grupos funcionais. Por fim serão relacionados os dados abióticos e bióticos (de enchente e vazante), determinando as espécies bioindicadoras planctônicas.

4 de setembro de 2023 das 9:00 às 17:00

MINICURSO 4 - MÉTODOS INTEGRADOS PARA A AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO MARINHA.

4 de setembro de 2023 das 18:00 às 22:00

O minicurso irá abordar a problemática relacionada a introdução de contaminantes em ambientes aquáticos e os métodos para avaliação dos efeitos relacionados a estes poluentes. Será realizada uma discussão sobre Linhas-de-Evidência clássicas: contaminação; toxicidade (bioquímica à populações) e estrutura de comunidade bentônica, por fim, serão apresentados os diferentes métodos integrados para avaliação da poluição: métodos baseados em índices e baseados em estatística multivariada.

servletrecuperafoto (1)_edited.jpg

MINICURSO 5 - UMA BREVE PERSPECTIVA SOBRE DNA AMBIENTAL: USO, APLICAÇÕES E DESAFIOS.

4 de setembro de 2023 das 18:00 às 22:00

O DNA ambiental, também conhecido como eDNA (do inglês environmental DNA), é o material genético encontrado em amostras ambientais, como água, solo e sedimentos. Este DNA é proveniente de células, fezes, urina, carcaças, sangue e outros materiais biológicos que permitem detectar e monitorar espécies e comunidades em um determinado ambiente.  As aplicações do eDNA possibilita a complementação de abordagens tradicionais, pois não é necessário se ter evidências visuais diretas dos organismos. Elas incluem monitoramento das espécies nativas e invasoras, reconstrução de biotas ancestrais, inferir relações ecológicas e análises genéticas não invasivas. Neste minicurso, discutirei não apenas conceitos e aplicações do eDNA, mas também diferentes métodos e estratégias para o uso deste material genético e como cada ambiente pode trazer desafios particulares ao uso desta técnica. Como exemplo, abordarei o uso de eDNA para estudos em manguezais. Espero que, ao final deste breve treinamento, consigamos vislumbrar os diversos usos do eDNA em diferentes sistemas biológicos de interesse, em especial marinhos e costeiros, para responder uma ampla gama de questões.

servletrecuperafoto.gif
bottom of page